Há cada vez mais pessoas buscando ajuda psicológica sobre como lidar com a dependência emocional, possuem extrema dificuldade em aceitar que o relacionamento chegou ao fim, sente-se rejeitados e como se não tivesse capacidade para viver outras histórias.
A falta de autonomia, baixa autoestima, sentimento de inferioridade levam a pessoa a experiênciar momentos de muita angústia, tristeza e ansiedade. A sensação que estas pessoas sentem é como se perdesse o sentido da vida ao estar longe da pessoa amada.
Alguns sentimentos e comportamentos demonstram quando a pessoa está dependente emocional do outro como por exemplo:
Normalmente as pessoas que estão passando por este sofrimento não conseguem encontrar outra fonte de prazer e portanto se tornam reféns do desejo do outro, o que é um grande problema.
É necessário cuidar do emocional para que o indivíduo perceba que ainda há muito o que se viver e que todos possuímos condições de superar a dor de um término.
A psicoterapia consegue ajudar nestas situações, fortalecendo a autoestima, priorizando o bem mais precioso, que é nos mesmos! Aprenda a se Amar, só assim estará preparado para Amar outra pessoa.
Psicóloga Mariele Santos
Psicóloga - CRP 06/198559